Peixinho Geek

Um mar de Nerdices, Cultura Pop e Feminices ♥

Mudamos de endereço, aguarde e em alguns segundos você será redirecionado para o novo blog

Siga no Insta ♥

A Iza está lendo:

No Bloglovin ♥

Follow

Categorias do blog

Moradia para Universitários: como escolher?

Você acabou de passar na Faculdade e precisa sair de casa? As quatro opções mais famosas para quem está nessa situação são: república, ...


Você acabou de passar na Faculdade e precisa sair de casa? As quatro opções mais famosas para quem está nessa situação são: república, casa de parentes, apartamento dividido com amigos ou pensionato. Resolvi esclarecer um pouco sobre essas opções de moradia para universitários e hoje falarei de República e Pensionato, mostrando os prós e contras, me baseando no que vivi e tenho vivido e em experiências de amigos. Se você ainda está em dúvida pra onde vai, é só continuar a ler ou se só tem uma dessas opções é bom se preparar pelo que vem pela frente, seja bom ou ruim. 

República: 

O sonho de muitos, ainda mais se formos nos basear em American Pie ou outros filmes de universidades americanas. Bem, na verdade: as repúblicas são casas ou apartamentos onde quatro ou mais estudantes moram, sem um responsável exclusivo para o local. Ou seja, para república ser república não pode ter a amável tia dona do apê ou da casa morando junto com os estudantes. Senão isso seria pensionato, que é a opção logo depois desta. 

Prós: Sai mais em conta, porque é um aluguel dividido para cinco ou seis pessoas. Você aprenderá a conviver com pessoas diferentes. Você fará bons amigos ou pelo menos um bom amigo, a não ser que você seja o odiado da casa. O senso de responsabilidade cresce muito mais, tendo em vista que vocês são responsáveis por tudo, desde as contas aos possíveis imprevistos com coisas como chuveiro, encanações e afins. 

Contras: Falta de privacidade, pois muitas pessoas na casa, mesmo todas do mesmo sexo te impossibilitarão de estar mais livre, até porque não serão só vocês cinco, conte sempre o dobro disso em épocas de feriado que as famílias visitam ou se seu colega tiver muitos amigos e isso não for contra as regras, a casa estará sempre cheia. Conflito de personalidade, imaginem cinco mulheres na mesma casa, todas de temperamento diferente? Já passei por isso e não é legal, não mesmo. A organização para limpeza, com tanta gente é quase impossível, um sempre esquece ali, outro não faz aqui, e daí vira uma verdadeira bagunça que só será arrumada com... reuniões. Em alguns casos é necessário dividir quarto, para algumas pessoas (tipo eu) isso é inviável. 

Pensionato: 

É como uma república, a diferença é que tem um(a) responsável legal pela casa ou apartamento. Ela paga as contas, recebe os aluguéis, limpa toda a casa e mantém a paz do ambiente. 

Prós: Você não precisará se preocupar com nada além de manter seu quarto em ordem, pagar o aluguel e ser sociável. Alguém vai ser responsável por tudo, então você tem mais tempo livre. Você não é necessariamente obrigado a ter interação com o resto da casa, a não ser a proprietária, para quem não gosta de muita conversa isso é ideal. 

Contras: Há um rumor pelos universitários que donas de pensionatos são insuportáveis e querem controlar a vida dos moradores. Na maioria dos pensionatos você não pode receber visitas do sexo oposto. Você não pode levar grupo de amigos para casa, mesmo que seja pro seu quarto. Alguns lugares exigem que até seu quarto esteja organizado, mesmo que seja seu quarto e para algumas pessoas, isso é quase impossível. Levar parentes para dormir, às vezes só um ou dois, quem tem a família grande, nem pensar. 

Bem, sobre essas duas opções resumidamente é isso, fique sempre atento a verificar se o lugar que você escolheu terá um espaço adequado para você estudar tendo em vista que é para isso que você está saindo da sua casa, se ninguém propor não tenha vergonha de ser o primeiro a pedir que seja estabelecido algumas regras, você não será o chato por isso e irá fazer um enorme favor a si mesmo, pois dividir a casa com pessoas desconhecidas (que acabou de conhecer) na maioria das vezes não será flores. Mas não tenha receio, essa vida nos faz amadurecer muito, hoje eu tenho 1 ano e meio que me mudei para outra cidade para estudar e já me mudei 4 vezes de casa. Pois é, algumas pessoas passam os quatro ou cinco anos da faculdade morando no mesmo lugar, outras não, temos que nos conhecer antes de tudo. Eu por exemplo, não me traumatizei pelas experiências chatas, apenas aprendi muita coisa para levar para vida toda.

Enfim, é isso, espero que tenham gostado! A segunda parte desse post sai semana que vem... Fiquem ligados!

Hey, não vai embora não! Vem ler esses também:

7 comentários

  1. Como viajo bastante, vejo que além dos pensionatos e repúblicas - citados no artigo - muita gente que viaja para estudar fora - no exterior- termina ficando em Hostels (mas, popularmente conhecidos, por albergues). Inclusive, muitos destes possuem tarifas especiais para estes tipos de clientela. Os pós: É um ótimo ambiente para interagir com pessoas do mundo todo; Não custa tão caro; Geralmente estão bem localizados, próximos de tudo que um estudante precisa em sua redondeza. Entretanto, possui os seus contras: Entre eles, dividir o quarto com várias pessoas, tendo os inconvenientes dos ruídos, não ter um lugar fixo para estudo, e ser constantemente interrompido pelos outros naquele, por exemplo, importante trabalho/ leitura para o dia seguinte.
    Eu mesmo conheci duas colombianas que foram estavam morando no albergue na Argentina, e estava na Uba. Essa é uma ótima opção para quem acaba de chegar no cidade, e não conhece nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, os albergues são uma boa opção para quem vai estudar no exterior ou está viajando, até mesmo como medida provisória para quem chega no lugar sem conhecer nada como você disse.
      Eu ainda vou trazer essa semana agora mais duas opções de moradia e comentar um pouco sobre elas, vou esperar seu comentário no próximo post para compartilhar comigo sua experiência de novo! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Perdão, pelos erros. Estou acessando pelo celular, e por aqui é terrível fazer comentários maiores.

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas explicações, pessoas como eu, é muito desinformada e não saberia de nada ai de cima, eu nem se quer sabia que existia isso. A republica parece ser melhor, mesmo tendo alguns probleminhas, porém nada é fácil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian, obrigada!! Eu pensei em escrever esses posts exatamente porque há uns anos atrás eu também não sabia de absolutamente nada sobre esse assunto e fiquei perdida quando fui procurar um lugar para morar. A república foi minha primeira opção quando me mudei logo, sim tem uns probleminhas, mas tem gente que vive anos na mesma república, então acho que vai muito de você ter sorte e encontrar pessoas legais para morar nesse lugar então dá tudo certo.

      Beijos!

      Excluir
  4. Já morei em pensionato. E pode acreditar, não é apenas um rumor. As donas deles, nao tem o menor bom senso quando se fala em privacidade. ( Risos). No que eu morei, pelo menos, cada um era responsável pela sua própria alimentação e apenas. No mais, você só precisava se preocupar com seus estudos. Não é a melhor coisa do mundo, afinal, nada como a nossa casa e a nossa cama, mas tambem nao é a pior das experiências. ( Pelo menos para mim, nao foi). Mas sempre vale a pena tentar explorar outros meios. Eu particularmente acredito, que morar sozinho seja a melhor delas.

    ResponderExcluir

Peixinho idealizadora

Oi, eu sou a Iza! Tenho 19 anos, sou universitária, viciada em livros de ficção fantástica e científica, filmes e séries de todos os tipos. Nesse blog você encontrará muitas resenhas, indicações e discussões sobre coisas do universo geek. Ah, também tem textos e dicas sobre a vida universitária. Espero que aproveitem!

Os peixinhos ♥