Peixinho Geek

Um mar de Nerdices, Cultura Pop e Feminices ♥

Mudamos de endereço, aguarde e em alguns segundos você será redirecionado para o novo blog

Siga no Insta ♥

A Iza está lendo:

No Bloglovin ♥

Follow

Categorias do blog

Dica para o ENEM: brainstorm

O ENEM está se aproximando e para quem está no ano decisivo de entrar na faculdade, a ansiedade só aumenta. Para quem já está na univer...


O ENEM está se aproximando e para quem está no ano decisivo de entrar na faculdade, a ansiedade só aumenta. Para quem já está na universidade, como eu, mas vai fazer a prova novamente para testar os conhecimentos e não perder a prática, é hora de relembrar algumas técnicas bacanas também. Hoje trago para vocês a dica que segui em 2013, que foi o meu ano de vestibular; dica que aprendi com o professor de redação do Descomplica e que me ajudou a atingir 920pts na redação. Claro, eu me preparei muito durante todo ano, estudando horas específicas por dia, fazendo muitas redações, simulados e afins e essa dica só complementou meu bom rendimento na prova. Então não estou dando uma fórmula mágica, mas um complemento para seus esforços


A dica é o conhecido brainstorm ou tempestade de ideias. Sabe quando você pega a prova do ENEM no domingo, olha o tema da redação e no primeiro minuto ao ler aquele tema, inúmeras coisas passam pela sua cabeça? Bem, essas inúmeras coisas podem ser bem úteis e elas são o seu brainstorm. 

A dica é bem simples: leia o tema e em seguida, isso em seguida, não espere nem vá fazer outra coisa, em seguida, anote tudo que vem à mente relacionado a esse tema. Exemplo:


Aì em cima vocês podem ver que coloquei algumas palavras e frases. Quando eu li o tema, foram essas as primeiras coisas que passaram na minha mente. Não tem segredo: leia, releia, respire fundo e se concentre: esse tema faz você lembrar do quê? De alguma coisa, pelo menos uma você tem que lembrar. Se falarem de Copa, você vai lembrar do 7x1, então pode colocar esse 7x1 no seu brainstorm. Porque depois que você não conseguir pensar em mais nada, você começa a selecionar da sua tempestade de ideias o que serve ou não para a redação. Então, se preocupe com o que vai servir ou não, depois de anotar.  
Isso vai impedir que você comece a escrever a redação e tenha o famoso branco

Vamos recapitular:

Leu o tema, teve o brainstorm, anotou todas as ideais. Agora é só organizar: o que é útil e o que não é? O que vai para a introdução, o que vai para o desenvolvimento e o que vai para conclusão? 

Bem, depois é só começar a fazer seu rascunho. Sim, use e abuse do seu rascunho e não se preocupe, separando até 1h30min para a redação ainda tem bastante tempo para ir responder as questões, voltar reler o rascunho da redação e passar para a folha de resposta. 

E então, ansiosos para a prova? Pois fiquem tranquilos, ainda há tempo de revisar muita coisa, treine algumas redações e leia notícias. Espero que todos se saiam muito bem! \o/

XOXO,
Iza

Hey, não vai embora não! Vem ler esses também:

2 comentários

  1. Estou em ano de vestibular e as aulas de redação são as minhas preferidas do cursinho, acho demais e sempre utilizo a técnica do brainstorm :))
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betânia, eu também gostava muito das aulas de redação e as de biologia porque o professor era muito divertido. Desejo boa sorte e um bom desempenho para você esse ano nas provas.

      Beijooos!

      Excluir

Peixinho idealizadora

Oi, eu sou a Iza! Tenho 19 anos, sou universitária, viciada em livros de ficção fantástica e científica, filmes e séries de todos os tipos. Nesse blog você encontrará muitas resenhas, indicações e discussões sobre coisas do universo geek. Ah, também tem textos e dicas sobre a vida universitária. Espero que aproveitem!

Os peixinhos ♥