Peixinho Geek

Um mar de Nerdices, Cultura Pop e Feminices ♥

Mudamos de endereço, aguarde e em alguns segundos você será redirecionado para o novo blog

Siga no Insta ♥

A Iza está lendo:

No Bloglovin ♥

Follow

Categorias do blog

Resenha literária: Série Os Imortais

Sinopse de "Para Sempre" primeiro livro da série:  Os Imortais: Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popula...

Sinopse de "Para Sempre" primeiro livro da série: 

Os Imortais: Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup. Nada no mundo parecia capaz de interferir em sua felicidade, o céu era o limite! Até que um desastre de automóvel transformou tudo em um pesadelo angustiante. Ever perdeu toda a sua família. Mudou de cidade, de escola, de amigos, e agora, além de todas essas transformações em sua vida, ela precisa aprender a conviver com uma realidade insuportável: após o acidente, ela adquiriu dons especiais. Ever enxerga a aura das outras pessoas, pode ouvir seus pensamentos e, com um simples toque, é capaz de conhecer a vida inteira de alguém. É insuportável. Ela foge do contato humano, esconde-se sob um capuz e não tira dos ouvidos os fones do i-pod, cujo som alto encobre o som das mentes a seu redor. Até que surge Damen. Tudo parece cessar quando ele se aproxima. Só ele consegue calar as vozes que a perturbam tão intensamente. Ever não entende o porquê disso, mas é incapaz de resistir à paz que ele lhe proporciona, à sensação de, novamente, ser uma pessoa normal. Ela não faz ideia de quem ou o quê Damen realmente é. Sua única certeza é estar cada vez mais envolvida… e apaixonada.
O livro é o típico clichê a julgar pela sinopse e sim, tem muitos elementos que remetem ao clichemismo — é, eu inventei uma palavra. Quero começar explicando que já havia lido esse livro há uns anos e, na época, adorei o primeiro livro. E isso não mudou tanto hoje, claro que após reler percebi muitos pontos negativos que devido a imaturidade não havia detectado, mas ainda assim a minha opinião geral sobre Para Sempre continuou.

Pontos Negativos

  •  A escrita da Nöel é boa, apesar de cansativa. Lá pelo quarto volume você já não aguenta mais — isso se deve também ao fato do enredo piorar bastante, mas falarei disso mais à frente. O livro é em primeira pessoa o que já nos garante uma visão limitada, direcionada apenas através dos pensamentos e pontos de vista da personagem principal.
  • Quanto aos personagens, de cara a Ever Bloom (uma coisa que acho legal ressaltar sobre o nome dela - é um trocadilho com o título original Evermore) é um saco. Desculpa a expressão, mas realmente não há OUTRA melhor. A autora quer porque quer que você goste da Ever ou que tenha pena dela e fique com aquela sensação “ah, tadinha”, especialmente porque ela perde a família em um acidente de carro e se torna uma excluída social no colégio depois. Só que ao meu ver ela não tem do que reclamar. Se sentir triste? Claro. Agora se culpar e achar que a partir dali tudo é ruim? Óbvio que não. Posso soar fria, mas a vida continua. Meses depois do acidente era de se esperar que ela tivesse superado o suficiente para seguir com a vida sem muitas lamúrias. Além do que, a Ever vai morar com a tia que é rica. Ou seja, ela mora numa mansão, tem um carro super caro, jacuzzi (mais tarde ganha o namorado mais lindo e cobiçado do colégio) e vive reclamando. Não só no primeiro livro, mas em todos. São seis volumes e em todos somos obrigadas a ler sobre os problemas (nem um pouco relevantes) que a personagem cria para si. Ela se mostra ser teimosa, mimada e imatura. Bem chatinha mesmo. 
  • E o Damen não está muito atrás. Ele é o típico príncipe encantado, o menino perfeito metido a rebelde e misterioso que faz com que todas caiam a seus pés, instantaneamente. No primeiro livro é tudo muito superficial. As coisas são apresentadas levianamente, mas a medida que a história se segue os personagens são abordados mais profundamente. E então podemos conhecer o passado de cada um deles. E a mesma abordagem da autora com a Ever — em procurar nos fazer sentir compaixão — é usada com o Damen. 
  • Uma história mal desenvolvida do início ao fim ( e aqui falo de todos os livros, não apenas do primeiro). Mas Ana, você pode perguntar, não há nada de bom nesses livros? Não há nada que salva a história? Sim, há. E vou falar sobre eles agora.

Pontos Positivos

Existem alguns pontos positivos que valem a pena serem ressaltados: 

Primeiro: a trama geral aborda um tema muito polêmico ou pouco usado nos livros atualmente: a espiritualidade. E nesse sentido, a explicação da autora e tudo que segue nessa linha é muito bem feito nos primeiros livros, já nos dois últimos ela foge (e muito) do contexto. E mesmo nesse sentido existem certas ideias que ela não soube explicar ou, se soube, foram mal explicadas. Por exemplo, eu não gostei da explicação da morte de um Imortal. E a própria autora se contradiz no final. Tem uma cena no quinto livro que um personagem morre. Até aí tudo bem. Mas então, ele volta a vida. E a autora não soube criar uma explicação convincente para que isso ocorresse. Ficou uma coisa muito falsa, muito “não consigo acreditar, mesmo se isso fosse uma história verídica”.


Segundo: a tradução da Intrínseca foi de mestre. Muito boa, soube perpassar para o português, inclusive, as piadas que seriam melhor entendidas em inglês, como as tiradas de um dos amigos da Ever, Miles. 


Terceiro: as capas. Quase todas belíssimas (a que eu não gostei foi a do quinto volume) e muito bem feitas. 

E o último ponto que quero ressaltar que “salva” a história são os personagens secundários, apesar da Alyson Nöel não ter aproveitado nenhum deles. Vou começar com o Miles — um dos amigos próximos da Ever e é gay — extremamente de bem com a vida, engraçado e sensato. Mesmo sendo apenas um humano. Bem próximo da nossa realidade. Falando nisso, uma das personagens que eu gostei e a maioria não curtiu foi a Haven — a outra amiga da Ever. O ruim sobre essa personagem é que a autora claramente queria que a gente a odiasse, desde o início (até porque depois ela se torna uma antagonista - previsível). A Haven é tudo o que alguém NÃO iria querer em uma amiga: ela é insegura, invejosa, ciumenta, impulsiva e até meio falsa. Porém ela representa bem as garotas da atualidade que por terem muitos problemas em casa acabam por se tornar assim. E isso é muito mais real do que a compaixão falsa que a Ever passa. De modo que eu gostei sim, da Haven. 

Os primeiros antagonistas são impressionantes: temos a Drina no primeiro livro — a melhor de todas. Que eu acho que a autora não soube aproveitar. Entretanto ela remete a verdadeira antagonista aquela que é movida puramente pelo ódio, pela inveja, orgulho e ambição. E ela não teve o fim que merecia — a batalha final entre herói x vilão é simplesmente de dar vergonha. E temos o Roman que fica do segundo até o quarto. Assim que entra na história ele é fraco. Não passa a maldade que a Drina passava, mas a medida que a história se desenvolve você percebe que ele tem os mesmos instintos egoístas quanto a ex- antagonista e você vê de fato uma evolução na maldade do personagem. E assim o Roman passa a demonstrar a que veio. Quando ela resolve mudar novamente o antagonista não há muito mais o que fazer. Tanto que a nova antagonista passa a ser a Haven e uma prova disso é logo ela sai e dá início a uma nova aventura sem vilões. Que na verdade foi uma aventura mal feita e mal explicada para dar um final à série propriamente dita. 

A melhor personagem da série inteira — que pra variar não foi bem aproveitada e sai, também, logo no primeiro livro — é a Riley Bloom. A irmã mais nova da Ever. E que não conseguiu seguir em frente como era o esperado ficando no plano terreno junto da irmã. A Riley é sensacional. Muito mais madura que a Ever. Bem desenvolvida. Inteligente. Literalmente rouba a cena quando aparece. E acho que a autora percebeu isso, pois assim que a saga da Ever acabou ela iniciou a série da jornada da Riley no plano espiritual — e que eu estou lendo e vou resenhar sobre o primeiro livro no próximo post. 

Concluindo

A história no geral é uma enrolação sem tamanho, cujo principal problema a ser resolvido pela protagonista é o fato dela querer fazer sexo com o namorado e não poder pelos motivos mais ridículos e absurdos. Não recomendo de jeito nenhum. Passa bem longe dessa série. O interessante é ler o PRIMEIRO LIVRO, sim, para conhecer a Riley e mais nada. E logo em seguida ler a série dela, pois essa sim é boa.

Hey, não vai embora não! Vem ler esses também:

7 comentários

  1. Eu não gostei do livro nem um pouquinho, super me decepcionou já que era mega comentado. Achei muito clichê e bobo. Não consegui passar da metade do primeiro livro :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda sim, o livro é MUITO CLICHÊ. Mas acredita: fica pior. O primeiro eu só achei interessante pela Riley mesmo e por ela tocar no ponto da espiritualidade que pra mim foi uma coisa bem nova na época que ele foi lançado.

      Excluir
  2. Te falar, eu amo essa saga, li tem muito tempo e na época não vi defeitos, porém agora o que você disse me fez pensar, vou ler de novo.


    www.quesefucsia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha mas como assim? era pra vc n ler de novo miga HAHA zoera. Enfim, essa resenha eu fiz depois de mais velha e depois de ter relido mesmo, foi quando eu percebi na verdade todos os furos dos livros.

      Excluir
  3. Oláá, tudo bem??
    Então... Eu li Para Sempre e vou liberar a resenha amanhã hehe parei na metade de Lua Azul, ainda vai demorar para ler a série inteira, mas já percebi vários dos pontos que você citou, amei a resenha bem sincera e direta! ^^
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  4. Li até o terceiro livro, eu adorei o primeiro, é até hoje o meu favorito e predileto, na época que li ( e olha que tem um tempinho), eu tinha adorado, comprei o segundo, fiquei com o coração na mão, mas não me encantou como o primeiro, o terceiro foi bem regular, não sei se tenho interesse em continuar, pois acho que hoje, eu sinceramente odiaria a série, por isso prefiro me manter nos sentimentos que tive com o primeiro e lembrar com carinho a história, acredito que fosse um livro só, teria sido melhor.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  5. Mano, eu tenho raiva dessa história.
    Primeiro a Ever era a protagonista dos sonhos, bonita, popular, descolada, eu tava cansada das coitadinhas e das feministas.
    Depois ela é uma mala sem alça e sem rodinha.
    Daí você torce pelo amor deles e descobre que o amor dela é outro cara, que o daman é apenas um psicopata que a persegue em várias vidas.
    Primeiro ela transforma a amiga em imortal depois a amiga tenta matá-la.
    Francamente, três livros teriam sido o suficiente pra essa história.
    Fiz um vídeo falando sobre isso junto com o blog jovens leitores, da uma olhada depois Ana:
    http://tayletitshine.blogspot.com/2015/08/e-aisociedade-tudo-de-boas-por-aquiesta.html

    ResponderExcluir

Peixinho idealizadora

Oi, eu sou a Iza! Tenho 19 anos, sou universitária, viciada em livros de ficção fantástica e científica, filmes e séries de todos os tipos. Nesse blog você encontrará muitas resenhas, indicações e discussões sobre coisas do universo geek. Ah, também tem textos e dicas sobre a vida universitária. Espero que aproveitem!

Os peixinhos ♥