Peixinho Geek

Um mar de Nerdices, Cultura Pop e Feminices ♥

Mudamos de endereço, aguarde e em alguns segundos você será redirecionado para o novo blog

Siga no Insta ♥

A Iza está lendo:

No Bloglovin ♥

Follow

Categorias do blog

2 coisas que ninguém te explicou sobre a universidade

Se você ainda não é universitário, é provável que muita coisa você já ouviu ou passou pela sua cabeça sobre esses templos tão “sagr...


Se você ainda não é universitário, é provável que muita coisa você já ouviu ou passou pela sua cabeça sobre esses templos tão “sagrados” do conhecimento. Tais como festas, dificuldade nos componentes, professores terríveis e outras coisas mais que são verdades, exageradas, mas verdades. Bem, no post de hoje trago 2 informações que a maioria dos estudantes não sabiam antes de começar a cursar,  ou que apenas ignoraram por não achar importante ou achar que não aconteceria com eles, mas que são coisas relevantes até mesmo para aliviar a barra de quem está morrendo de ansiedade para entrar na universidade. Espero que aproveitem as dicas e acrescentem nos comentários algo que eu possa deixar passar em branco.

Networking 

vida universitária, verão de 96, gif hp

O conceito de que a Universidade é o lugar que vai te encher de conhecimento e transformar sua vida profissional ou financeira em um mar de rosas, está um pouco ultrapassado. É importante saber que quando uma pessoa começa a fazer faculdade ela não está recebendo uma carta especial para pular os níveis difíceis da vida, mas para passar por eles com mais habilidades, ou pelo menos é isso o que se espera. Acontece que as universidades representam muito mais um lugar de networking, termo usado para definir “rede de contatos”. É lá que você vai conhecer futuros sócios, pessoas inspiradoras e criativas com ideias promissoras ou pessoas que vão te indicar para um trabalho, estágio, etc. O que eu quero dizer com isso? Primeiro que: o conhecimento não está restrito a uma universidade. Alguém que não fez nenhum curso superior pode se sair melhor que você. Segundo: eu não quero dizer que você deve trilhar um caminho de conhecer pessoas por interesse no que elas podem oferecer, mas assim como você tem o seu grupinho de festas, você precisará ter seu grupinho de assuntos profissionais de acordo com seu curso e semestre (é claro que o grupinho de festa e job podem ser o mesmos, desde que todos saibam diferenciar cada momento ;D).

O mercado de trabalho hoje em dia precisa de pessoas que ofereçam muito mais que um trabalho mecânico, o mercado precisa de ideias, criatividade e proatividade, exercitar isso desde a graduação é muito importante. 
Não dá pra praticar tudo só depois que formar, assim ninguém chega a lugar algum. 

Formatura no tempo mínimo

gif, chorando, vida universitária, izabella de azevedo

Acredito que 85% dos universitários, ou mais, não formam no tempo mínimo do curso. Mas isso não está relacionado à capacidade de aprendizado, dedicação ou fatores de interesse do aluno, mas há muitas outras coisas, como a metodologia de ensino do professor que entra em choque com a dificuldade da disciplina, o trancamento de disciplinas/componente por não conseguir dar conta de todas ao mesmo tempo, greves, paralisações, problemas pessoais e outras infinidades de coisas. Quis citar esse item para que os “afobados” de plantão que estão prestes a entrar em alguma universidade, analisem as coisas com calma. Se no colégio você tinha 12 ou 14 disciplinas e ia bem em todas, é porque mais da metade delas eram razoáveis e as coisas se encaixavam, você tinha tempo de sobra para fazer muita coisa, inclusive criticar o irmão mais velho que ainda não formou na faculdade. A maioria dos universitários está entrando na vida adulta, começam a morar sozinhos, mudam de suas cidades de origem, é muita coisa ao mesmo tempo para poder lidar caso a pessoa nunca tenha passado por algo parecido, foi o que aconteceu comigo. Para aqueles que continuarão morando com os pais, apenas pensem que todas as disciplinas que você pegar precisam de atenção, raramente terá aquela “café com leite” tipo Educação Física. Enfim, relaxem, não tentem levar o mundo nas costas porque é seu curso dos sonhos e você finalmente conseguiu entrar. E para os desesperados que fazem contas e só se formam 3 anos a mais do prazo limite: hora de colocar os pontos nos is e analisar o que é que deu tão errado e precisa ser reparado. 


coisas interessantes, verão de 96, izabella de azevedo

Por enquanto, é só isso, não queria que ficasse mais extenso. Sobre a vida universitária o que não falta para mim é assunto, eu havia preparado 5 tópicos para abordar, mas vocês perceberam como eu me empolgo no assunto né? Espero que gostem do post, espero que tenha ajudado alguém e caso discorde de algo pode ficar tranquilo: minha opinião não é absoluta seus comentários são super bem vindos! :) Em breve falo mais sobre o assunto!

XOXO
Iza
Me siga no: Facebook | Instagram | Twitter

P.S amei usar os gifs no post, vou usar nos próximos também :p 

Hey, não vai embora não! Vem ler esses também:

4 comentários

  1. Oi!
    Adorei seu blog, e seu post sobre'' Coisas que ninguém te explicou sobre a Universidade''
    E acho que é assim mesmo, é complicado, e a gente tende a complicar mais rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha a gente tem esse dom né? a complicação :p

      Obrigada por ler e deixar seu comentário!

      Beijinhos :))

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, muito bom o texto!!
    Quando ainda era vestibulando tinha um imaginário de faculdade completamente fantasioso. Pensava que seria festa toda semana, só dar uma lida na matéria e depois de me formar já teria minha vida toda garantida. Ahahah ledo engano. Quase não tenho tempo pra festas, estudar pra caramba... Enfim, acho que todo mundo gosta de criar essa fantasia para tornar o peso do vestibular um pouco mais leve. Mas uma coisa é certa: a universidade tem sido um dos melhores momentos da minha vida! Diversidade de pessoas, estudar o que realmente me interessa, as festas (sim, elas existem ahaha), é tudo muito bom.

    Beijos,
    Rafael Augusto.

    ResponderExcluir

Peixinho idealizadora

Oi, eu sou a Iza! Tenho 19 anos, sou universitária, viciada em livros de ficção fantástica e científica, filmes e séries de todos os tipos. Nesse blog você encontrará muitas resenhas, indicações e discussões sobre coisas do universo geek. Ah, também tem textos e dicas sobre a vida universitária. Espero que aproveitem!

Os peixinhos ♥