Peixinho Geek

Um mar de Nerdices, Cultura Pop e Feminices ♥

Mudamos de endereço, aguarde e em alguns segundos você será redirecionado para o novo blog

Siga no Insta ♥

A Iza está lendo:

No Bloglovin ♥

Follow

Categorias do blog

Moradia para Universitários: como escolher? #parte2

Você acabou de passar na Faculdade e precisa sair de casa? As quatro opções mais famosas para quem está nessa situação são: república, ...


Você acabou de passar na Faculdade e precisa sair de casa? As quatro opções mais famosas para quem está nessa situação são: república, casa de parentes, apartamento dividido com amigos ou pensionato. Semana passada falei sobre República e Pensionato, essa semana falarei sobre Casa de Parentes e Dividir Apartamento, mostrando os prós e contras, me baseando no que vivi e tenho vivido e em experiências de amigos. Se você ainda está em dúvida pra onde vai, é só continuar a ler ou se só tem uma dessas opções é bom se preparar pelo que vem pela frente, seja bom ou ruim. 

Casa de Parentes

Essa é a opção mais temida por muitos universitários. É a casa ou apartamento de pessoas da família. Depende muito o tipo de parente, mas nessa habitação você vai se sentir menos desamparado e a mudança de cidade ou estado fica de certa forma mais fácil de encarar.

Prós: Não gastará nada. Se sentirá mais acolhido morando com pessoas da família. Resolver os problemas da faculdade é muito mais fácil quando se tem um almoço e jantar te esperando quando você chega. É muito mais cômodo. Não haverá perda de tempo com brigas de convivência com pessoas desconhecidas. Caso ajude nos serviços domésticos, há sempre um padrão, então é mais fácil de incluir na rotina.

Contras: Se você não tem uma boa relação com algum parente da casa vai ser fight direto. Parentes não-universitários não entendem que estar no computador não é estar jogando. Conversas paralelas, muita gente na casa e pior: querendo sua atenção e se você ignorar talvez gere alguns problemas. Sair da casa de um parente é mais difícil que entrar. 

Dividir Apartamento

Bem, hoje eu divido apartamento com o meu irmão, mas antes disso dividi com duas colegas da faculdade que conheci por intermédio de uma amiga. Dividir apartamento é diferente de República pois tem no máximo 3 pessoas. E é diferente de pensionato, pois nós somos as responsáveis pelo espaço e responsabilidades são divididas igualmente.

Prós: Menos pessoas, menos conflitos. Mais fácil de organizar limpezas e resolver eventuais problemas. Levar a família para ficar alguns dias, não é problema, tendo em vista que você vai criar uma boa relação com as outras duas pessoas do apartamento com o tempo. A impressão que você tem é que aquele lugar é realmente seu, pois por ser menos pessoas você opina na decoração até na rotina de limpeza. Ter seu próprio quarto \o/ O sendo de responsabilidade cresce muito, tendo em vista que se você se organizar está só a um passo para morar definitivamente sozinho. 

Contras: Dependendo das pessoas que você for dividir, pode haver conflitos. Dividir apartamento se torna mais caro que república e pensionato pois você vai precisar mobiliar ele.

Como eu disse no outro post, analise direitinho a opção que cabe no seu orçamento e não se desespere caso não possa ter a opção de moradia que deseja. More em algum lugar pensando sempre que aquilo é provisório e com o tempo que conhecer a cidade que você se mudou, que conhecer colegas na faculdade você vai encontrar um novo lugar para ficar. Espero que tenha ajudado algum de vocês e no próximo sábado não percam mais uma dica sobre Vida Universitária. 

XOXO,
Iza. 

Hey, não vai embora não! Vem ler esses também:

6 comentários

  1. Pela maneira como você descreveu dividir apartamento é mais fácil porém mais caro. Ainda prefiro republica por não ser necessário muitos problemas com mobiliá, é difícil escolher, e ainda tem que ter o dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mirian e geralmente os estudantes começam a morar em repúblicas e depois com o tempo vão dividir apartamento, foi o meu caso, minha primeira moradia universitária foi uma república de garotas, um dia vou fazer um post sobre isso pra explicar melhor.

      Obrigada pelo coment!! Beijos!

      Excluir
  2. Eu nunca precisei, mas, acho que casa de parente não é muito legal. A não ser que seja algo temporário - tipo, até você achar um apartamento. Entretanto, acho que alugar um kitnet seria uma boa alternativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade, eu também não iria gostar muito dessa opção, porém tem pessoas que não tem verba alguma para alugar um espaço, então temporariamente essa acaba sendo a melhor opção. Acho que vou fazer um post falando sobre kitnets, já morei em um e tenho amigos que também moraram, assim dá pra explicar pra quem não conhece essa opção.

      Obrigada pelo coment!! beijos!

      Excluir
  3. Meninaaaaaa, primeiro de tudo:
    Seu blog tá lindíssimo!
    Tá tudo tão bonitinho que dá vontade de abraçar o computador ahhaha Parabéns!
    E que post legal! Muito bom pra quem está tomando essa decisão de ir fazer faculdade em outro estado e etc... Adorei.

    Um beijo♥
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meninas!! Fico super feliz quando alguém se sente bem ao visitar meu espacinho <3333
      Sobre o post, minha intenção é ajudar mesmo, pois senti muita falta de posts assim quando precisei me mudar.

      Obrigada pela visitinha, voltem sempre <3333

      Excluir

Peixinho idealizadora

Oi, eu sou a Iza! Tenho 19 anos, sou universitária, viciada em livros de ficção fantástica e científica, filmes e séries de todos os tipos. Nesse blog você encontrará muitas resenhas, indicações e discussões sobre coisas do universo geek. Ah, também tem textos e dicas sobre a vida universitária. Espero que aproveitem!

Os peixinhos ♥