Peixinho Geek

Um mar de Nerdices, Cultura Pop e Feminices ♥

Mudamos de endereço, aguarde e em alguns segundos você será redirecionado para o novo blog

Siga no Insta ♥

A Iza está lendo:

No Bloglovin ♥

Follow

Categorias do blog

Como lidar com a ansiedade

Oi gente! Como vocês estão? Espero que bem viu? E tirem essa carranca do rosto porque só assim essa semana vai ser melhor que a anterior...


Oi gente! Como vocês estão? Espero que bem viu? E tirem essa carranca do rosto porque só assim essa semana vai ser melhor que a anterior! Bem, hoje eu vou falar sobre um assunto que me dá muita dor de cabeça: a ansiedade. Vejam só: eu sempre fui uma pessoa muito ansiosa e do nível hard tipo passar mal em pensar em algo que só iria acontecer 10 meses depois. Pois é, sempre fui de ter mil planos e sonhos na cabeça e me frustrar muito no final do dia por perceber que não estou nem perto de bater alguma dessas metas. Eu sei como é horrível se sentir aflito só de imaginar a probabilidade de algo dar errado no relacionamento amoroso, no rendimento acadêmico, na vida financeira. Ou surtar por não conseguir achar respostas e soluções em dois minutos, em um passe de mágica. 

Agora que vocês já tem ideia do quanto sou ansiosa, quero compartilhar técnicas que comecei a fazer sem perceber e me dei conta de que ajudavam a superar as crises de ansiedade momentaneamente.
De repente você entra em crise porque não sabe se vai passar no vestibular, está desempregado, a faculdade não está indo bem, brigou com alguém da família, não consegue nada do que quer e o desespero toma conta. Ponha tudo isso que está pensando em algum papel, é como se fosse uma penseira do Dumbledore sabe? Às vezes estamos cheios de coisa na cabeça e isso nos sobrecarrega demais. Aí você escreve e escreve e escreve, faz seus rascunhos de "o que vou fazer quando tiver isso" se você está ansioso por causa de um emprego escreve "o que vou fazer quando conseguir esse emprego". Parece que visualizar as opções que tenho como resultado lá na frente me fazem perceber que preciso me manter firme para conseguir alcançá-las um dia. 
Não sei se vai parecer clichê ou você acha que é uma sugestão furada de gente que não entende que você não vai conseguir se acalmar com qualquer instrução idiota. Não, vou explicar porque ouvir música: porque é o meio de entretenimento para fugir um pouco da realidade mais rápido que você tem. Você pega uma playlist coloca para tocar e pronto, pode andar pra lá e pra cá, pode gritar e dar piti, mas em alguns minutos só a letra da música e a melodia vai fazer sentido. Não indico séries e filmes porque você demora pra entrar no clima, o mesmo para os livros, você está irritado e parar e fazer algo que você não quer e que ainda precisa de concentração é o pior a se fazer porque não funciona, então ouça música, de preferência músicas agitadas porque quando estamos ansiosos estamos agitados e uma música devagar só irrita nessas horas.
Eu não sou muito fã de sair casa, prefiro ficar na segurança do meu quarto vendo séries, ouvindo música, comendo e etc. Mas é extremamente necessário o contato social. Você que joga The Sims sabe que até os sims solitários enlouquecem se não interagirem com alguém, não é mesmo? Sair de casa, ir tomar um sorvete, ouvir os problemas e alegrias de outra pessoa, rir, ou apenas pegar um ônibus qualquer e ficar com pokerface na janela olhando pro nada. Ver outras pessoas nos distrai, claro que não é imediato: não é sair do portão de casa e pronto sumiu a ansiedade. É você respirar e entender que o mundo não gira só em torno das suas neuras, tem muitas outras coisas rolando por aí e fazem nossa ansiedade parecer algo fútil, o que muitas vezes é. 
Eu esqueço do mundo quando estou arrumando meu guarda roupa, ainda mais se eu estiver ouvindo música. Limpo meu armário, dobro as roupas, experimento aquelas que tem mil anos que não visto, separo algumas para doar e quando já se vê passou mais de uma hora e já estou um pouco melhor. Pode ser qualquer outro lugar da casa também, desde que você esteja ocupando seu tempo com algo que te faça se movimentar é o que importa. 

Bem, essas são as coisas que faço para lidar com a ansiedade, esses são os métodos "saudáveis" eu sou uma chorona e amo comer então às vezes encarno uma adolescente dos filmes hollywoodianos e como e choro sem parar até me sentir idiota e melhorar, mas claro essa opção não indico para ninguém haahahaha descontar na comida às vezes não é uma boa ideia. Espero ter ajudado alguém, queria muito fazer um post útil nessa segunda-feira e acho que esse veio a calhar. 

XOXO,
Iza

Hey, não vai embora não! Vem ler esses também:

16 comentários

  1. É muito verdade isso! Faço tudo o que você listou hahaha sou suuuper ansiosa e tô aprendendo a lidar com isso. O maior engano é achar que a gente precisa de acalmar porque né, não vai rolar. O segredo é canalizar toda essa energia em outras coisas, assim como você falou. Escrever, desenhar, praticar algum esporte... ou seja, ocupar a mente com qualquer coisa menos a ansiedade (ou o motivo dela).

    Seu blog é uma fofura! Adorei.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, nossa sempre me irrito quando procuro alguma nova forma para reduzir a ansiedade e vem algo como "relaxe, respire fundo, você precisa se acalmar" MAS EU NÃO QUERO ME ACALMAAAAAR hahahahaha Obrigada pela visita!! Beijoooos!

      Excluir
  2. Te entendo perfeitamente, tenho esse mesmo nível de ansiedade. Descobri há pouco como escrever me ajuda a colocar essas coisas pra fora. Na verdade eu achava antes que o que ajudava era falar pra pessoa o que tava rolando, no caso de ser um problema relacionado diretamente com uma pessoa, mas vi que simplesmente o fato de escrever e depois apagar ou rasgar tudo já dá uma boa aliviada né? E poxa, você falou algo perfeito: "não é sair do portão de casa e pronto sumiu a ansiedade. É você respirar e entender que o mundo não gira só em torno das suas neuras, tem muitas outras coisas rolando por aí e fazem nossa ansiedade parecer algo fútil, o que muitas vezes é." Preciso melhorar e MUITO meu convívio social. Percebo que em tempos de mais ansiedade eu tenho a tendência de me afastar cada vez mais das pessoas, isso é ruim no final =/ Adorei seu post, viu? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian! Eu nunca consegui falar para outra pessoa porque sempre me pareceu que ela não iria entender minha neura com coisas futuras e iria me julgar, então sempre evitei isso. Mas sobre o convívio social: é muito importante. Eu por exemplo moro sozinha então pra mim é mais fácil ficar só do que me enturmar, então preciso lutar ainda mais contra essa solidão que não faz bem se for exagerada.

      Obrigada pela visita <3 Beijos!

      Excluir
  3. Ouvir música salva minha vida sempre <3
    Ler também me ajuda muito, e comer também, diga-se de passagem coxinhaaaaaaaaaa *O*

    Enfim XD, adorei o seu post e curti seu blog! Sucesso!!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jac, ouvir música realmente é libertador <3 Comer nem se fale hahhahaaha <3 e prefiro empada :p

      Obrigada pela visita e pelo coment <333

      Excluir
  4. Eu sou a ansiedade em pessoa e apesar de não praticar muito, quando escrevo me sinto bem mais leve. É realmente uma terapia. Agora, ouvir música serve pra qualquer momento. E a mudança de espírito é quase instantânea.

    Beijo,
    biaacarla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Pratique mais a escrita, nem que seja uns rabiscos em uma folha qualquer, porque você sabe o quanto isso é bom não é mesmo? E música, é como você disse: para qualquer momento! <3

      Obrigada por visitar! Beijoos!

      Excluir
  5. Aceito a parceria sim ♥
    Vou colocar seu link nos blogs amigos tá?
    beijo!


    www.planetadablogueira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi Vanda! eeeeh, que felicidade! Já fui lá no seu blog dar a resposta! <333

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu escrevo o blog ou arrumo alguma coisa. Ajuda bastante!!!! Também gosto de sentar e ver um filme que eu gosto.

    Beijos!
    Grazy
    www.parolar.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrever no blog também me ajuda tanto <3

      Obrigada pelo coment Grazi! :D
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Iza! Estou fazendo um post com os meus posts favoritos do BEDA, e acabei vindo parar no teu, que me chamou a atenção pelo título. Me identifiquei muuito, sou super ansiosa e fico muito nervosa com tudo o que vai acontecer. Também passo mal hahahaha. É uma coisa muito ruim, mas com o tempo estou aprendendo a lidar com isso. Sair de casa e ouvir música são as coisas que mais me ajudam, e é muito bom se ocupar com outra coisa pra não ficarmos pensando só nisso né? Senão a gente pira! Adorei o post, com certeza vai ir pra esse post que estou preparando :) Adorei o blog.
    Beijos

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Iza! Estou fazendo um post com os meus posts favoritos do BEDA, e acabei vindo parar no teu, que me chamou a atenção pelo título. Me identifiquei muuito, sou super ansiosa e fico muito nervosa com tudo o que vai acontecer. Também passo mal hahahaha. É uma coisa muito ruim, mas com o tempo estou aprendendo a lidar com isso. Sair de casa e ouvir música são as coisas que mais me ajudam, e é muito bom se ocupar com outra coisa pra não ficarmos pensando só nisso né? Senão a gente pira! Adorei o post, com certeza vai ir pra esse post que estou preparando :) Adorei o blog.
    Beijos

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
  9. Eu faço isso de colocar tudo no papel sempre, mas parece que piora... Principalmente quando eu vejo as minhas "principais obrigações" (trabalho/escola) empurrando as minhas prioridades pro lado :c É horrível isso de ansiedade.

    Amei teu blog, tô seguindo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iri! (posso te chamar assim? ^-^) eu sei como é, as obrigações parece que tem o papel de engolir nossos projetos, sonhos e etc, mas com o tempo a gente vai aprendendo a unir o resultado das obrigações com nossas aspirações. Mas claro: a ansiedade acaba dificultando todo esse processo. :c Mas vamos persistir né, só assim para não surtar hahahaha

      Que bom que gostou do blog, tem muito conteúdo bom vindo por aí e seja super bem vinda à galera veraneia! ♥

      Excluir

Peixinho idealizadora

Oi, eu sou a Iza! Tenho 19 anos, sou universitária, viciada em livros de ficção fantástica e científica, filmes e séries de todos os tipos. Nesse blog você encontrará muitas resenhas, indicações e discussões sobre coisas do universo geek. Ah, também tem textos e dicas sobre a vida universitária. Espero que aproveitem!

Os peixinhos ♥